Telefone: 227 138 301

Email: geral@isoldb.com

Glossário de categorias

Banda Acústica

Banda acústica é um elemento construtivo com elevado amortecimento de vibrações normalmente usada nas interfaces perimetrais de panos de parede de alvenaria ou de gesso cartonado para desligar esses panos das restantes paredes aumentando assim o isolamento acústico dos sistemas.

Comercializamos diversos tipos de banda acústica destinadas a diversos fins, nomeadamente:

– Dessolidarização de paredes de alvenaria

– Dessolidarização de paredes de gesso cartonado (Pladur ®)

– Dessolidarização de lajetas de inércia de paredes, pilares e outros elementos (utilizadas em conjunto com as telas acústicas)

– Remates e fechos de telas de isolamento

Cortiça

A cortiça é um material utilizado desde sempre em soluções de isolamento térmico e acústico, bem como no controlo de vibrações.

O aglomerado de cortiça é um material de excelência relativamente às suas características sendo ainda uma referência no que diz respeito à sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente.

Comercializamos aglomerado proveniente de florestas Portuguesas cuja transformação em placas é realizada por processos ecológicos e sustentáveis que respeitam o meio ambiente.

A pegada de carbono do aglomerado é de -596,5Kg/m^3.

Conheça todas as soluções disponíveis em aglomerado para isolamento acústico, absorção acústica e controlo de vibrações e contribua para as florestas Portuguesas e para o meio ambiente.

Espuma acústica

Espuma acústica é um material com elevada absorção sonora, particularmente a médias e altas frequências.

É essencialmente produzida em poliuretano e pode ser peça inteira ou aglomerada.

É um substituto às tradicionais lãs minerais, lã de rocha ou lã de vidro, com a vantagem da maior facilidade de manuseamento e de não ter libertação de fibras.

Pode ser utilizada como elemento absorvente em paredes de alvenaria, de gesso cartonado ou em tetos falsos.

Pode igualmente ser usada à vista para absorção sonora e controlo da reverberação em espaços fechados.

Existe em diversas espessuras e densidades com características acústicas distintas.

Existe em versões normais e ignífugas caso pretenda uma solução com reação ao fogo melhorada.

Isolamento acústico de tubos

Um dos principais problemas acústicos que ocorrem quer na construção nova quer na reabilitação de edifícios provém dos ruídos de percussão e aéreos motivados pelo deslocamento de líquidos ou gases e decorrentes da falta de isolamento de tubos.

A ISOLdB comercializa a banda acústica ElastoBand que é a solução mais eficiente para o Isolamento acústico de tubos que se encontram em todos os edifícios.

Coloque a banda acústica em todas as curvas, uniões dos tubos de drenagem de águas residuais, águas pluviais ou mesmo de gás ou de abastecimento e diminua significativamente o ruído produzido pela circulação dos fluidos nas tubagens.

Para um desempenho premium envolva todos os troços de tubo à vista mesmo que o tubo se encontre escondido (p.e. sobre um teto de gesso cartonado).

Produto ideal quer para construção nova quer para reabilitações ou remodelações.

Isolamento até 12 dB nas frequências de interesse da acústica de edifícios.

Painel sandwich

Painel sandwich ou painel multi-camada são painéis destinados a isolamento acústico e de vibrações compostos por diferentes camadas de materiais.

Geralmente combinam materiais com características diferentes em termos de massa especifica ou absorção sonora com vista a que o produto final tenha características superiores à soma das características intrínsecas da soma dos materiais constituintes.

São produtos geralmente com desempenhos ao nível do isolamento sonoro muito elevados.

A sua utilização em sistemas construtivos tradicionais potencia um elevado grau de conforto acústico dos espaços.

Normalmente estes materiais têm igualmente um elevado desempenho ao nível do isolamento térmico.

Sistemas anti-vibráticos, antivibratórios ou antivibração

Os sistemas anti-vibráticos, antivibratórios ou antivibração são sistemas normalmente utilizados para “desligar” um equipamento ou uma fonte de ruído que produz vibrações das estruturas dos edifícios.

A continuidade motivada pela existência de uma ligação rígida entre o equipamento ou a fonte provoca incómodo nos espaços adjacentes.

Estes sistemas permitem “desligar” a fonte de ruído do recetor recorrendo a materiais com elevado isolamento de vibrações por vezes associados a uma base pesada.

As vibrações são absorvidas quer por intermédio de espumas, quer por intermédio de molas ou materiais de base poliuretano.

Podem ser utilizados em pavimentos, paredes ou tetos.

Tela Acústica

A Tela acústica é utilizada normalmente como elemento de separação entre as camadas de desgaste de pavimentos e a estrutura dos edifícios.

Pode ser utilizada diretamente por baixo dos pavimentos flutuantes ou debaixo das lajetas de inércia por forma a dessolidaliza-las da estrutura.

São geralmente muito eficazes na redução da transmissão do ruído de impacto ou de percussão.

Existem com diferentes densidades e espessuras para diferentes desempenhos acústicos ou de resistência mecânica ás cargas que irão suportar.

NaISOLdB encontra todos os tipo de tela acústica para o seu projeto.

Em caso de dúvida na escolha do material mais adequado para a sua obra, contacte-nos.

Tela acústica de alta resistência

Tela acústica de alta resistência é utilizada normalmente como elemento de separação entre as camadas de enchimento de pavimentos e a estrutura dos edifícios.

Pode também ser utilizada diretamente por debaixo dos pavimentos flutuantes ou das lajetas de inércia por forma a garantir a sua independência da estrutura.

São geralmente muito eficazes na redução da transmissão do ruído de impacto ou de percussão.

Existem com diferentes densidades e espessuras para diferentes desempenhos acústicos ou de resistência mecânica às cargas que irão suportar.

Tela acústica viscoelástica

Tela acústica viscoelástica de elevada densidade é um material utilizado para integrar soluções construtivas de elevado desempenho ao nível do isolamento acústico, particularmente a sons aéreos.

São usadas normalmente em panos de paredes leves e em tetos falsos de isolamento sonoro (gesso cartonado / pladur / madeira / OSB, etc.) bem como em reforços acústicos diversos.

Comercializamos telas com diversas espessuras e massas específicas até 10 kg/m^2 e 1600 lg/m^3 fornecidas em rolo ou placa à unidade ou em palete.

As telas acústicas são elementos construtivos viscoelásticos produzidas essencialmente à base de misturas betuminosas armadas pelo interior com malhas de fibra de vidro.

Podem ser aplicadas por colagem, aparafusamento ou, para sua comodidade, podem ser fornecidas com filme auto-adesivo numa das faces.

Paineis Acústicos

Paineis acústicos são painéis cuja função é a de absorção das ondas sonoras, contribuindo desta forma para o controlo da reverberação dos espaços.

Como são elementos para colocação à vista existem em múltiplos acabamentos e formas.

Tipicamente são elementos com um núcleo absorvente podendo ser revestidos com tecidos ou outros materiais, p.e. madeira perfurada.

São tipicamente usados em espaços onde se pretende uma elevada qualidade acústica como:

  • Home Cinema
  • Estúdios
  • Salas de aula
  • Salas de video-conferência
  • auditórios
  • Salas de audio
  • Cantinas
  • Salas de reuniões

Deixe o seu comentário